Como identificar a deficiência de vitamina D

vitamina d

Existem muitos benefícios em tomar vitamina D ainda na juventude, e isso pode te trazer benefícios a longo prazo. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Zurique, quantidades suficientes da vitamina quando tomadas com consistência são eficazes para manter a saúde dos ossos.

Muitas pessoas acham que manter uma alimentação balanceada seja suficiente, porém apenas alguns alimentos contém níveis significativos de vitamina D, por exemplo os peixes gordos como salmão e a cavala, seria necessário consumir duas porções diariamente. Além disso, é necessário aumentar os níveis de vitamina D no corpo através da exposição ao sol e suplementação a fim de utilizar todo o potencial do sol para manter o funcionamento apropriado do corpo.

A vitamina D não é autônoma, para executar muitas funções ela funciona em cooperação com outras vitaminas, como por exemplo o magnésio, que pode ser encontrado em vegetais verde folhosos, como o espinafre.

Benefícios da vitamina D

Há muito tempo, profissionais de saúde pensavam que a vitamina D seria boa apenas para manutenção de dentes e ossos saudáveis. Porém, de acordo com avanços recentes da ciência, a vitamina D tem sido o centro das atenções ao revelar seu papel multifacetado, para o bom funcionamento do corpo humano e de sua capacidade de reduzir o risco de doenças que anteriormente não foram associadas a ela. Apesar das recentes descobertas, o estilo de vida atual de trabalhar em ambientes fechados tem contribuído para o crescente número de casos de deficiência de vitamina D em todo o mundo, e isso é agravado pois a maioria das pessoas não tem consciência de que possui deficiência da vitamina D.

Como saber se sou deficiente de vitamina D?

A maneira mais eficiente de saber se você tem a deficiência da vitamina D, é através do exame de sangue, que irá medir o nível da vitamina. Você pode fazer o exame laboratorial ou comprar o kit e fazer você mesmo em casa. Porém, caso você tenha alguma das doenças abaixo, você com certeza está com deficiência da vitamina, e precisa consultar um médico o mais rápido possível para fazer o tratamento correto. São elas:

  • Gripe: A deficiência de vitamina D, predispõe as crianças a doenças respiratórias.

  • Fraqueza muscular: de acordo com um estudo realizado, a fraqueza muscular geralmente é causada por deficiência de vitamina D porque para os músculos esqueléticos funcionarem corretamente, seus receptores de vitamina D devem ser suportados pela vitamina D.
  • Diabetes: em um estudo realizado na Finlândia, onde crianças receberam doses de vitamina D3 por dia, durante o primeiro ano de vida. As crianças foram monitoradas durante 31 anos e em todos eles, o risco de diabetes tipo 1 foi reduzido em 80%.
  • Psoríase: em um estudo publicado, descobriu-se que os análogos sintéticos de vitamina D são uteis para o tratamento de psoríase.
  • Doença renal crônica: de acordo com um especialista em vitamina D, pacientes com doenças renais crônicas avançadas, principalmente as que requerem diálise, são incapazes de produzir a forma ativa da vitamina, então essas pessoas precisam tomar doses de 1,25 dihidroxivitamina D3, ou um de seus análogos para apoiar o metabolismo do cálcio, diminuir os riscos de doenças ósseas ou renais e regular seus níveis de paratormônio.
  • Asma: Uma pesquisa realizada no Japão, mostrou que ataques de asma em crianças em idade escolar goram reduzidos significativamente naquelas que tomaram suplemento da vitamina diariamente.
  • Doença periodontal: pessoas que sofrem com essa doença crônica, que provoca inchaço e sangramento da gengiva devem consideram aumentar seus níveis de vitamina D para produzir defensinas e catelicidinas, compostos que contêm propriedades antimicrobiais e diminuem a quantidade de bactérias na boca.
  • Câncer: pesquisas realizadas nos EUA, revelam que a ingestão elevada de vitamina D ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Os resultados apresentado revelaram que o aumento de doses de vitamina do sol estava ligado a uma redução de 75% do surgimento geral de câncer e 50% de total de câncer em casos de tumores, entre aqueles que já possuíram a doença.

A prevenção é proativa

São diferentes condições de saúde que estão ligadas com a deficiência de vitamina D, porém não precisa ter medo. Ter uma abordagem proativa de prevenção pode te ajudar a evitar as doenças crônicas que estão diretamente ligadas a deficiência da vitamina. Muita coisa pode ser evitada com uma simples caminhada ao sol, claro que com moderação, durante o horário recomendado que é até as 10:00 horas da manhã, ou após as 16:00 horas.

Faça uma Simulação de Plano de Saúde GRATUITAMENTE

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também

Comentarios