Coronavírus | Cuidados que as gestantes devem tomar com a doença

Imagem com uma gestante com uma mão na barriga e a outra fazendo sinal de "pare"- Coronavírus

Quando se trata de transmissão de coronavírus e do seu grupo de risco, a maioria das pessoas se lembra das crianças e idosos; contudo, as gestantes também são pacientes que requerem maiores cuidados, pois caso sejam contaminadas, o desenvolvimento do bebê também pode ser prejudicado.

O perigo é ainda maior quando a gestante tem alguma doença crônica ou a sua imunidade é naturalmente mais baixa. Por isso, as novas mamães precisam ter toda a atenção aos métodos de prevenção do Covid-19.

A equipe do Valor de Planos de Saúde que podem ajudar as futuras mamães a se prevenirem melhor durante esse período, garantindo uma gestação mais segura.

Veja também: Saiba tudo sobre o coronavírus e as medidas de prevenção

Por que o coronavirus é perigoso para as gestantes?

Mãe aninhando um bebê no colo - coronavírus

É natural que as mulheres fiquem com a imunidade mais baixa durante a gestação, uma vez que o seu corpo está fazendo um esforço bastante grande para gerar outra vida. Além disso, muito do que a mãe sofre atinge também o bebê, que tem pouca imunidade.

Considerando tudo isso, a contaminação por Covid-19 em mulheres grávidas se torna algo bem preocupante. No entanto, os especialistas ainda não determinaram possíveis sequelas que o bebê possa ter caso a sua mãe contraia o vírus.

As lactantes são outro grupo que demanda cuidados, mas ainda não se sabe exatamente se o leite materno pode ser um veículo transmissor do coronavírus; por enquanto, não se tem relatos de casos assim.

Cuidados que as gestantes devem ter com o coronavírus

Por fazerem parte do grupo de risco, todas as gestantes, independentemente do trimestre da gestação, precisam ter mais cuidado e ficar atentas aos seus hábitos e aos ambientes que frequentam.

Além disso, elas também necessitam da cooperação de todos os que estão ao seu redor. Afinal, quem não se previne do Covid-19 pode se tornar um transmissor e prejudicar bastante os amigos, familiares e até pessoas desconhecidas.

Lavar as mãos frequentemente

A lavagem das mãos deve acontecer sempre que se chega da rua, quando se tem contato com alguma superfície ou depois de tossir e espirrar. É importante passar bastante sabonete até o antebraço e higienizar as unhas, bem como entre os dedos.  

O tempo de duração da lavagem também deve ser observado: o recomendado é ficar lavando as mãos por 20 segundos. Como referência, pode-se cantar mentalmente a música “Parabéns para você”, que dura mais ou menos esse tempo.

Evitar as multidões

É verdade que há grávidas que ainda trabalham ou que têm diversos compromissos a cumprir fora de casa.

Mesmo assim, todas as gestantes que puderem se resguardar em casa devem fazê-lo e, mais uma vez, isso independe do trimestre da gravidez.

Não colocar a mão no rosto

O nosso rosto tem vários portais que podem ser usados pelo coronavírus para entrar no organismo: olhos, boca e nariz.

Por isso, é preciso ficar vigilante e não levar as mãos a nenhum desses lugares, a menos que ela tenha sigo higienizada imediatamente antes.

Usar álcool em gel 70% ou superior

O álcool em gel garante higienização eficaz entre as lavagens de mão e é importante que as grávidas passem várias vezes ao dia, inclusive em casa.

Também pode te interessar: 5 Motivos para contratar seu plano de saúde em 2020

O coronavírus é uma doença grave e que deve ser tratada com cautela. Principalmente agora, devemos nos preocupar em ser atendidos nos melhores hospitais e clínicas especializadas, por isso, é importante ter um plano de saúde.

Entre em contato com a equipe do Valor de Planos de Saúde e faça agora mesmo uma cotação gratuita.

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso