Dia Nacional de Combate ao Colesterol | Saiba como evitar o colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado nesta quarta (08). Seu objetivo tem sido, desde o princípio, conscientizar a população acerca do perigo que essa doença pode trazer para a vida de todos. Pensando nisso, vamos te mostrar como evitar o colesterol e ter uma vida mais saudável.

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

A busca por informar a população dos perigos por trás de fatores simples, que podem ser extremamente prejudiciais à família, deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

O colesterol é um componente normalmente encontrado no organismo, de consistência gordurosa. Dele, cerca de 70% é originado pelo próprio organismo, e outros 30% pela alimentação. Apesar de muitas pessoas conhecerem apenas o seu lado ruim, ele também possui um lado positivo e importante na nossa saúde. Por isso, é importante saber identificar ambos os tipos de colesterol, e saber de que forma potencializar o bom, e diminuir o prejudicial.

Tipos de Colesterol

Dia Nacional de Combate ao ColesterolA princípio, você precisa saber que existem apenas dois tipos de colesterol:

– Mau Colesterol

O LDL é o colesterol que é transportado através do sangue para as células. Quando em excesso ele pode causar o entupimento das artérias, ocasionando uma série de problemas cardiovasculares. Este é conhecido por colesterol alto, e normalmente ocasionado pela alimentação da pessoa.

– Bom Colesterol

Já o HDL, também conhecido por bom colesterol, é normalmente produzido pelo nosso corpo. Ele retira o excesso de colesterol da circulação sanguínea, transportando-o novamente para o fígado. Tecnicamente, podemos dizer que ele faz o inverso do LDL.

VEJA AQUI COMO DIFERENCIAR POR VALORES OS DOIS TIPOS DE COLESTEROL!

O Bom Colesterol, o HDL, é essencial para a vida do paciente. Isto pois, além de produzir ácidos e hormônios, ele também pode influenciar a produção de Vitamina D, e prevenir um leque de doenças. Portanto, o HDL, produzido pelo organismo, pode trazer inúmeros benefícios para o paciente.

No caso do Mau Colesterol, o LDL, em níveis altos, pode ser extremamente prejudicial. Isso pois, ele é o responsável por originar muitas doenças como: AVC; aterosclerose; infarto do miocárdio, obesidade e entre outros. Isso ressalta a importância de uma data como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, existir, para conscientizar as pessoas.

Você quer ficar longe do temido colesterol alto? No vídeo abaixo você pode conferir, de uma forma mais prática, dicas de como manter uma vida mais saudável. Explicamos, também, um pouco mais sobre o Colesterol:

Diagnóstico do Colesterol

Para o médico avaliar se o colesterol está prejudicando a sua saúde, ele vai precisar analisar outros fatores além do seu tipo de colesterol. É preciso considerar, hereditariedade e estilo de vida do paciente, ou seja, se ele pratica atividades físicas regulares, ou se é sedentário. Também é analisado a presença de doenças, tais como: hipertensão, obesidade e diabetes, que podem ter influência com o colesterol alto. Todos esses fatores são necessários para que o médico possa compreender o tipo de colesterol e indicar um melhor tratamento para o problema.

Dia Nacional de Combate ao Colesterol | Saiba como prevenir

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz em discussão a prevenção do Colesterol. Isto pois, o colesterol ruim, quando não ocasionado por genética ou doenças, ocorre devido à má alimentação. Portanto, é possível evita-lo adotando apenas algumas medidas benéficas não somente por prevenir o colesterol como também uma gama de outras doenças. São elas:

  • Pratica de exercícios físicos regulares;
  • Diminuição do consumo de alimentos que contenham gordura, como manteiga e bacon;
  • redução de alimentos com carboidratos;
  • Redução de frituras e frios;
  • Diminuição no consumo de sorvetes;
  • Ingestão de menos Fast Food;
  • Menor consumo de Leites Integral;
  • Redução na ingestão de álcool e no fumo;
  • Aleitamento Materno (para as mães que amamentam).

Todos estes fatores, juntos, ajudam a prevenir o colesterol ruim no corpo, evitando assim, que surjam outras doenças.

Cuide de sua saúde com um Plano de Saúde

Portanto, faça jus ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol e priorize a sua saúde e de sua família. Se não sabe qual dieta adotar, ou se busca entender qual o seu colesterol, é recomendado consultar especialistas. Tendo um Plano de Saúde, você garante atendimento rápido sempre que precisar. É isso mesmo, além de escolher o especialista desejado, você marca consultas e exames pela internet com facilidade. O que está esperando para começar a cuidar de sua saúde? Prevenção é essencial!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

 

Veja também