Poluição do ar | Veja quais doenças podem estar associadas a poluição

Poluição do ar

Que a poluição do ar é prejudicial, isso não é novidade para ninguém!

Também não é novidade quais são as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, como bronquite, rinite, asma e outras doenças respiratórias. 

Isso acontece porque a poluição do ar é formada por uma combinação complexa de substâncias minúsculas e particuladas de gases, metais e contaminantes orgânicos.

Essas substâncias são geradas por nós, seres humanos, por meio das atividades industriais, incêndios, entre outros; e pela erosão natural de pedras. 

Essa mistura acaba afetando o meio ambiente e consequentemente a nossa saúde respiratória. Mas, infelizmente, não para aí!

Estudos recentes mostraram que a poluição do ar pode estar associada a muitas outras doenças e transtornos, principalmente nas cidades grandes. 

Quer saber quais doenças são essas? Então, confira abaixo:

Doenças que podem estar associadas a poluição

Poluição do ar

Aumento da pressão arterial de hipertensos e diabéticos

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, e publicada no periódico Environmental Research mostrou que exposição crônica à poluição pode gerar um aumento significativo na pressão arterial de pessoas que trabalham em ambientes externos e, principalmente, nas que têm hipertensão e/ou diabetes.

O resultado mostrou que houve um aumento da pressão quando os participantes eram expostos a maiores concentrações de partículas poluentes.

Porém, esse aumento só foi significativo em quem tinha hipertensão e/ou diabetes.

Em São Paulo, essa poluição está um pouco mais estável nos últimos 10 anos.

Mas, uma exposição crônica pode gerar um impacto na pressão arterial da população, principalmente, em quem tem hipertensão ou diabetes. 

Doenças Psiquiátricas

Já um estudo realizado nos Estados Unidos e na Dinamarca revelou que a poluição do ar pode ter associação a maior prevalência de vários transtornos psiquiátricos.

Estudos passados, realizados com animais e humanos e in vitro, já deixaram evidências de que a poluição do ar pode chegar ao cérebro, e que ela pode estar envolvida na origem de transtornos neurológicos e psiquiátricos.

E, nessa última pesquisa, as análises encontraram algumas ligações entre poluição do ar e transtorno afetivo bipolar (TAB) , depressão, esquizofrenia e transtorno de personalidade.

Nos Estados Unidos, os pesquisadores analisaram as cidades com a pior qualidade do ar, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, e notaram que nesses locais ocorreram um aumento de 27% de transtornos bipolares e 6% de depressão, quando comparadas com a média nacional.  

Os dados da Agência de Proteção Ambiental incluíram a qualidade do ar, da água, do solo e o ambiente. E, a poluição do ar apareceu como um dos principais agentes. 

Já na Dinamarca, o foco foi a exposição à poluição do ar durante a infância, e assim como aos dados nos Estados Unidos, no país dinamarquês a poluição do ar também mostrou influência nas altas taxas de transtorno bipolar e depressão.

Vale ressaltar que pesquisas são estudos prévios da possibilidade de ligação entre a poluição e as doenças. Mas, é algo para ficarmos em alerta, principalmente, os profissionais da saúde mental.

O que fazer? 

Poluição do ar

Diante à frequente exposição à poluição do ar e outros agentes, o que podemos fazer?

A principal dica é tentar manter uma vida saudável. Cuidar da sua saúde é o primordial. 

Por isso, procure ter uma alimentação mais natural e saudável, rica em nutrientes e vitaminas. 

Outra dica importante é praticar atividade física regularmente. As atividades físicas são muito benéficas à saúde, mas não pratique em ruas, avenidas onde há uma grande concentração de poluição. 

Por fim, nossa última dica de saúde é especial para os hipertensos e/ou diabéticos.

Como entre abril e outubro o clima está mais seco e há um grande fluxo de veículos, é recomendado a monitoração da pressão arterial com mais frequência, principalmente os que apresentam as duas doenças.

E, para que você tenha acesso à profissionais e hospitais de qualidade, encontre o seu plano de saúde ideal.

Nós do Valor temos uma equipe de profissionais que estão te esperando para montar um plano personalizado para você e a sua família, por preços que cabem no seu orçamento!

Faça uma cotação gratuita e fuja das imensas filas de esperas. Proteja a sua vida e a sua família com o Valor. 

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Referência: 

Poluição aumenta pressão arterial de hipertensos e diabéticos – Medscape – 19 de julho de 2019.

Poluição do ar associada com doenças psiquiátricas – Medscape – 5 de setembro de 2019