HPV tem cura? Descubra causas e tratamentos para a doença

HPV TEM CURA

O HPV ainda gera muitas dúvidas na população, visto que é a doença sexualmente transmissível mais presente nos dias atuais. Este vírus é conhecido por ocasionar verrugas nas regiões genitais do homem e da mulher, e principalmente, por ocasionar alguns tipos de câncer. Mas será que essa doença é tão perigosa? Será que HPV tem cura? Descubra!

HPV | Papiloma Vírus Humano

Antes de saber se o HPV tem cura, precisamos entender o que é o HPV e quais as suas causas. Apenas assim poderemos entender como se dá o seu tratamento.

O Papiloma Vírus Humano, popularmente conhecido por HPV, é um vírus ocasionado pelo contato entre peles, principalmente após uma relação sexual. Com a sua transmissão, ele pode afetar a pele gerando, assim, verrugas e lesões em diferentes locais como, região genital e mãos, por exemplo.

Apesar de ainda assustar uma boa parte da população, esse tipo de vírus é comum e costuma ser encontrado em mais da metade da população. Todavia, o grande receio à sua presença tem motivo.

Quando não identificado e tratado precocemente, esse vírus pode ocasionar alterações no organismo e provocar alguns tipos de câncer. Entre os principais, o mais comum é o câncer de colo de útero. Deste modo, torna-se claro a importância de uma prevenção e identificação precoce da doença. Afinal, com câncer não se brinca.

Descubra: Conheça mitos e verdades sobre o câncer.

Causas do HPV | Saiba como se prevenir!

hpv tem cura

Relação sexual sem proteção é o principal responsável pelo HPV.

Há inúmeros fatores normalmente ignorados pela população que podem agir como a causa do HPV e que podem ser evitados se você tiver conhecimento prévio sobre. São eles:

  • Relação sexual sem proteção;
  • Possuir mais de um parceiro sexual;
  • Compartilhamento de roupas intimas;
  • Relações sexuais precoce;
  • Transmissão vertical – da mãe para o feto;
  • Imunidade baixa;
  • Apresentar outros tipos de DST;
  • Falta de exames anuais.

Atenção: Maioria dos afetados pelo HPV são jovens entre 16 e 15 anos. Entenda!

Sintomas do HPV | Atenção!

Apesar da região genital ser o local de incidência das verrugas, elas também podem se apresentar em outras regiões do corpo feminino e masculino. São elas: ânus; mãos; boca; pés e garganta.

Para conferir quais seus principais sintomas e ainda saber como identifica-los, confira o vídeo abaixo feito exclusivamente para ter todas as suas dúvidas sobre HPV respondidas:

Infelizmente, nem sempre os casos de HPV apresentam sintomas, dessa forma, a doença pode ficar no corpo de um indivíduo por até 20 anos, sem que este tenha conhecimento sobre. Por este motivo realizar acompanhamentos e exames anuais é tão importante.

Segundo pesquisas, mais de 90% da população que entrou em contato com o vírus em algum momento consegue elimina-lo do corpo de maneira natural, sem ao menos saber que havia contraído a doença. Todavia, apesar de ser eliminado, as chances de que ele volte não se extinguem.

Diagnóstico do HPV | Será que HPV tem cura?

O diagnóstico do HPV pode ser feito por diferentes especialistas, com base no local onde apareceu a verruga.

  • Para sintomas nas mãos e nos pés, os profissionais mais indicados para identificação são: Clínico geral, Dermatologista e Infectologista.
  • Para sintomas localizados na região intima feminina, são indicadas consultas com Ginecologista.
  • Sintomas localizados na região intima masculina requerem avaliação por um Urologista.

Para confirmar a doença, seu tipo e até mesmo sua malignidade, são realizadas uma bateria de exames de rotina com Papanicolau e colposcopia. Tendo todos os fatores identificados, e à confirmação da doença, o paciente será encaminhado para os tratamentos do HPV.

Mas afinal, HPV tem cura?

hpv tem cura

O diagnóstico é feito por um médico especialista. Para as mulheres, o ginecologista.

O HPV não possui uma cura definitiva. O que podemos fazer é realizar tratamentos que controlem a doença para evitar que ela volte a aparecer, caso já tenha contraído em algum momento.

Os tratamentos têm como principal objetivo, extinguir as verrugas do organismo. Eles podem ocorrer de duas formas e costumam levar até oito meses para serem concluídos. São eles:

  • O primeiro tipo de tratamento pode ser realizado através de cremes e ácidos, para casos mais leves. Neste caso, há possibilidade de ser realizado em casa.
  • Para casos mais graves, o tratamento precisa ser realizado em clínica, através de cauterização ou crioterapia.

Para auxiliar no tratamento, é necessário que o paciente mantenha relações sexuais com proteção aliado à uma dieta balanceada.

De toda a população afetada pelo vírus, cerca de 90% conseguem “curar” a doença. Todavia, o vírus pode permanecer adormecido na pessoa por anos, assim como também pode retornar em algum momento, devido à algum fator. Deste modo, o paciente infectado terá que realizar novos tratamentos.

Saiba mais: saiba como funciona a vacinação contra HPV!

Buscando auxílio médico

Realizar a prevenção, evitando possíveis causas da doença, é essencial a´te mesmo após a eliminação da doença. Além disso, realizar consultas rotineiras com especialistas da área também é necessário para diagnosticar e evitar a volta da doença, assim como buscar a vacinação contra HPV.

É importante que a doença seja identificada o mais precocemente possível. Apenas assim será possível iniciar o tratamento com rapidez necessária para impedir que ele evolua para algo mais perigoso, como o câncer de colo do útero.

hpv tem cura

A vacina para HPV visa proteger o indivíduo.

Com um plano de saúde é possível manter uma rotina de consultas e tratamentos sem precisar passar por burocracias e fatores estressantes. Só com um plano você recebe atendimento de qualidade com rapidez à todo o momento.

Faça uma simulação de valores e converse com um de nossos consultores para confirmar como um convênio médico é essencial para você e sua saúde. Afinal, garantir proteção completa de qualidade nos momentos mais imprevisíveis só é possível com um plano de saúde!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também