Setembro Amarelo | Mês de Prevenção ao Suicídio

prevenção ao suicídio

Setembro é um mês também conhecido por Setembro Amarelo marca o mês de prevenção ao suicídio. Está é uma iniciativa da entidade brasileira CVV (Centro de Valorização) em conjunto com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Seu objetivo é gerar uma discussão em torno do assunto, ainda considerado tabu por muitos, que afeta a vida de muitos jovens no País.

Setembro Amarelo | Mês de Prevenção ao Suicídio

Atualmente há cerca de um suicídio acontecendo a cada 45 minutos no mundo. Apenas no Brasil, há o registro de 12 mil casos por ano. São muitos casos em um curto espaço de tempo, de pessoas retirando a própria vida. Foi com base nestes resultados alarmantes, que iniciativas como as do CVV, em conjunto com outras associações como ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e CFM (Conselho Federal de Medicina) tiveram início. O intuito destas entidades é abranger o conhecimento acerca deste assunto tão severamente encoberto.

Existe ainda, uma interpretação errônea acerca do que se trata o suicídio, e de seus fatores de influência. Muitos ainda consideram tais fatores como meras “frescuras”. As entidades querem mostrar, e provar, para a população que esta definição não é correta, e que, sim, o suicídio tem uma base real. Por este motivo, durante esse mês de Prevenção ao Suicídio, muitas entidades, participantes ou não do projeto, e empresas, promovem eventos e discussões pautados no suicídio.

Assim é esperado que, a população conhecendo mais e se informando sobre o assunto, seja mais fácil para a pessoa que pensa em suicídio encontrar ajuda. Segundo estudos, estima-se que cerca de 9 entre 10 pessoas poderiam ser salvas se houvesse maior acesso e direcionamento à tratamentos, e maior empatia da população.

O Suicídio

prevenção ao suicídio

O suicídio é uma doença que pode estar relacionada com diferentes fatores. Porém, em grande parte dos casos, ela possui relação com algum tipo de transtorno psicológico. Dessa maneira, é preciso ter em mente que fatores como Depressão, alcoolismo, bullying e até mesmo esquizofrenia, podem ter uma grande influência nesta decisão.

Atualmente, o suicídio é um dos maiores responsáveis pela morte de jovens entre 15 e 29 anos.  Portanto, conhece-lo e saber como prevenir, ou até mesmo ajudar alguém neste momento, é essencial.

Fatores de influência ao suicídio

prevenção ao suicídio

Em grande parte dos casos, o suicídio se torna uma opção para as pessoas, quando elas não conseguem encontrar soluções e alternativas para determinados problemas.  Portanto, o suicídio sempre vem acompanhado de algum fator que tem o poder de transformar a vida da pessoa e seu psicológico.

  • Segundo estudos, cerca de 98% dos suicídios ocorrem por transtornos psicológicos como ansiedade; esquizofrenia; transtorno bipolar e borderline, por exemplo;
  • Outro fator de grande influência nesta decisão são fatores traumáticos, psicológicos, físicos e sexuais;
  • Crises familiares intensas, marcadas por conflitos intensos também são apontadas como decisores neste fator;
  • Há ainda o uso de substâncias, como drogas e álcool, tem grande relação não apenas com o suicídio, mas também com diferentes transtornos psicológicos.

Apesar destes fatores serem os principais, não podemos nos esquecer de questões relacionadas à discriminação; orientação sexual; doenças; doenças crônicas e desemprego. Todos eles, podem desencadear na pessoa a vontade de tirar a própria vida.

Diagnosticando o Suicídio

O suicídio pode aparecer de diferentes formas, porém você sabe como identificar um comportamento suicida? ou então, como saber que alguém precisa de ajuda? No vídeo abaixo, feito especialmente para você, nós exemplificamos e demonstramos quais são os sinais apresentados por uma pessoa que pensa em cometer suicídio. Portanto, confira quais são os comportamentos para poder ajudar aquela pessoa que é importante para você, e fazer a diferença.

Segundo a psicologia, o suicídio é uma tentativa de buscar ajuda. Portanto, caso perceba comportamentos estranhos, e falas significativas, procure dar atenção à pessoa. Às vezes, ela apenas precisa de alguém para conversar, desabafar e ajudar a encontrar uma solução. 

Prevenção ao Suicídio

prevenção ao suicídio

Prevenir o suicídio pode ir desde uma conversa entre pessoas próximas à um tratamento psicológico. Tudo, porém, vai depender da necessidade do indivíduo que apresenta pretensão ao suicídio.

Conversar 

Como dito acima, o que a maioria das vítimas procuram é uma ajuda e alguém que às entenda. Portanto, busque sentar e conversar com a pessoa. É importante que neste momento você preze pelo que ela vai falar. Sendo assim, dê a liberdade que ela precisa para exteriorizar seus sentimentos, e demonstre empatia pelo que ela passou. Desta forma, você poderá ajudar a pessoa a encontrar uma alternativa ou solução para o que ela está passando. Portanto, não hesite em oferecer todo o seu apoio.

Acompanhamento Psicológico

Outra abordagem, necessária em mais da metade dos casos é um acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O acompanhamento profissional é sempre necessário, pois o psicólogo está preparado para ouvir tudo e fornecer soluções possível. Desta forma, não tenha medo de contatar este profissional, ou até mesmo indica-lo.

Além destes passos é necessário restringir o uso de álcool, para quem apresenta pretensão ao suicídio, assim como o acesso à métodos, e objetos que o permitam tirar a vida. Em alguns casos, pode ser necessário informar a família da pessoa sobre o que está acontecendo, para que possam tomar medidas e soluções que beneficiem a pessoa. Porém, em todos os casos, o mais importante consiste em ouvir o depoimento da pessoa, entende-la e buscar ajudar de alguma forma. 

O suicídio afeta grande parte da população do mundo inteiro, portanto, faça como estas entidades, e mostre como o suicídio é importante e precisa ser discutido. Faça a diferença como elas estão fazendo neste Setembro Amarelo, com a Prevenção ao Suicídio!

Buscando acompanhamento psicológico

Conhece alguém que precisa de um acompanhamento mais profundo e especializado? Com um Plano de Saúde é possível ter acesso há uma gama de especialistas entre psicólogos e psiquiátricos. Portanto, não hesite em buscar o apoio deste profissional. Só com um plano de saúde você pode escolher a melhor opção de tratamento para você. Faça uma simulação de valores no formulário abaixo e conheça as melhores opções que o Valor de Planos de Saúde te oferece! Veja como é fácil e rápido cuidar da sua saúde e de quem você ama.

 

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também