Como superar a Depressão | O QUE NUNCA TE CONTARAM

como superar a depressão

A depressão já afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de popularmente conhecida, ela infelizmente ainda é muito mal compreendida pelas pessoas, que muitas vezes banalizam seus sintomas e motivos. Confira com a gente porque a depressão é um assunto importante, e saiba quais as formas de identificar e como superar a depressão.

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO | SAIBA TUDO SOBRE O DISTÚRBIO

Sejam crianças, adultos, idosos, homens ou mulheres, todos estamos sujeitos à apresentar sinais de depressão. Esse distúrbio afetivo pode afetar gravemente a vida de uma pessoa, podendo, em alguns casos, levar ao suicídio. Por isso, é muito importante considerar seus sintomas como algo sério e tomar providencias, seja para ajudar algum amigo, ou a si mesmo.

O que veremos:

  • Entenda o que é a depressão;
  • Como superar a depressão | Sintomas de depressão;
  • Tipos de depressão;
  • Depressão | Causas e fatores de risco;
  • Diagnosticando a depressão;
  • Como superar a depressão | Tratamentos e Atitudes.

ENTENDA O QUE É A DEPRESSÃO

como superar a depressão

A depressão é um transtorno mental, caracterizado por sentimentos intensos de desinteresse e tristeza pela vida. Ele perdura na história da humanidade à muitos anos, sendo popularmente conhecido por seus efeitos devastadores na vida das pessoas.

Suas principais características se traduzem em sentimentos pessimistas e de angústias frequentes, que dificilmente são diagnosticadas com rapidez. Portanto, apesar de muito conhecida, a depressão ainda é difícil de ser identificada com precisão. E não apenas, muitos não sabem como superar a depressão, ou como ajudar alguém que esteja com esse distúrbio.

Saber identificar todos os sintomas e conhecer os tratamentos mais adequados é uma excelente maneira de ajudar alguém. Afinal, conhecendo tudo sobre a doença, mais eficaz e precisa será sua ajuda nesse momento difícil. Além disso, se está se deparando pela primeira vez com uma pessoa com depressão, é importante saber que qualquer palavra pode afetá-la. Assim, saber o que não dizer neste momento é essencial.

Dessa forma, veja o vídeo abaixo mostrando de forma rápida e prática o que é importante não dizer, e como tais palavras podem ter efeito negativo para pessoas com depressão.

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO | SINTOMAS DE DEPRESSÃO

Há vários sintomas que podem indicar uma depressão. Há sintomas psicológicos e físicos, porém que não são detectados previamente, ou com auxílio de algum aparelho. São eles:

  • Desmotivação;
  • Desinteresse;
  • Apatia;
  • Irritabilidade;
  • Pessimismo;
  • Insegurança;
  • Dificuldade de concentração;
  • Humor depressivo;
  • Aumento ou diminuição de apetite;
  • Desânimo com atividades antes prazerosas;
  • Pensamentos mórbidos;
  • Baixa autoestima;
  • Culpa excessiva;
  • Tensão no corpo;
  • Dores no corpo;
  • Constipação.

Estes são apenas alguns dos sintomas que podem indicar a presença deste transtorno mental. Porém, como podemos ver, não são definitivos para este caso unicamente, o que dificulta a precisão de um diagnóstico de depressão.

Estes sintomas costumam aparecer porque a pessoa cria uma outra visão sobre os acontecimentos que a cercam. Portanto, ela começa a ver tudo através de uma visão negativa e pessimista, que apenas proporciona mais pensamentos depressivos. Dessa forma, na identificação destes sintomas, é importante consultar um médico para uma melhor análise dos sintomas. Apenas dessa forma, o tratamento ideal poderá ser recomendado.

SAIBA COMO AJUDAR ALGUÉM COM DEPRESSÃO!

TIPOS DE DEPRESSÃO

Há diferentes tipos de depressão, que serão determinadas por um especialista durante a realização de um diagnóstico preciso. São eles:

Depressão Reativa

Também comum, a depressão reativa ocorre devido à acontecimentos estressantes, traumas ou mudança de vida. Ele apresenta sintomas de tristeza, e costuma durar o tempo de superação da pessoa sobre o acontecimento.

Depressão Major

Este caso pode durar cerca de meses até um ano. Ele é caracterizado por uma alteração na área cerebral, causada pela genética da pessoa.  Portanto, essa alteração pode trazer sintomas tanto emocionais como físicos. É a forma mais comum de depressão, e tem boas respostas a medicamentos.

Distimia

Também de longa duração, episódios de Distimia podem durar de dois à mais anos. Ele é caracterizado por episódios de grande desinteresse e desmotivação, além de reclamações frequentes. Para este caso, o tratamento mais eficaz é através de terapias.

Episódio Depressivo

como superar a depressão

Costuma ocorrer em um curto período de tempo, sendo caracterizada por pequenas mudanças no humor e no comportamento. Seus sintomas são de desinteresses e apatias quanto às atividades.

Depressão Pós-parto

A depressão pós-parto ocorre após a gravidez, devido às alterações hormonais às quais a mulher fica exposta. É caracterizado por mudanças de humor e temperamentos intensas.

Depressão Bipolar

Nesta forma de depressão, a pessoa pode apresentar sinais excessivos de tristeza e desesperança, como também grande energia e proatividade.

Estes são alguns dos tipos de depressão que o médico pode diagnosticar ao fazer uma análise mais detalhada dos sintomas do paciente.

DEPRESSÃO | CAUSAS E FATORES DE RISCO

como superar a depressão

Como vimos acima, a depressão pode ser causada por mudanças de vida e até mesmo alterações no cérebro. Porém, estes não são os únicos fatores que podem ajudar a desencadear esse distúrbio mental.

  • Mudanças significativas na vida, como desemprego, divórcio ou mudança de estado;
  • Histórico familiar de depressão pode ter influência;
  • Casos de bullying e conflitos pessoais;
  • Descoberta de alguma doença grave;
  • Perda de alguma pessoa importante;
  • Alterações hormonais, como o caso do Pós-parto;
  • Estresse;
  • Uso de substâncias;
  • Ocorrência de abusos físicos, emocionais ou sexuais.

Além dos possíveis sintomas, no momento do diagnóstico da doença é necessário também considerar os possíveis fatores de influência. Portanto, diga ao médico ou ao psicólogo algo que possa ter vivenciado, que pode ter relação com o transtorno depressivo.

DIAGNOSTICANDO A DEPRESSÃO

O diagnóstico será feito por um médico especialista, que pode ser desde um clínico geral, à um psicólogo ou psiquiatra. Para tanto, ele fara com o paciente uma análise apurada de seu histórico familiar, de seus sintomas, da sua vida e sua saúde. Apenas dessa forma ele poderá indicar se os sintomas se tratam de fato de depressão, e qual em qual nível de gravidade ele se encontra.

Tendo feito isso, ele poderá indicar e prescrever o tratamento mais adequado, de acordo com as necessidades do paciente. Este é o primeiro passo para saber como superar a depressão.

SAIBA AQUI COMO TER ACESSO À CONSULTAS COM PSICÓLOGO PELO PLANO DE SAÚDE!

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO | TRATAMENTOS E ATITUDES

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO COM O TRATAMENTO

Quem realizará o tratamento inicial será um psiquiatra ou um psicólogo. Portanto, ele pode indicar o uso de alguns medicamentos, para que estes possam normalizar a química cerebral. Todavia, é importante lembrar que só pode utilizar o medicamento prescrito por um profissional.

Além do medicamento, você pode realizar sessões de psicoterapia. Estas sessões ajudam o paciente a entender do que se trata a depressão e de que maneira sua vida tem relação com ela. Assim, junto ao especialista, poderá buscar uma solução para este caso. A realização de um tratamento com acompanhamento é essencial para uma melhora significativa. Portanto, não deixe de procurar auxílio médico. Você pode avaliar opções de Planos de Saúde com cobertura para tratamentos psicológicos. Confira!

Além destes medicamentos, há também a possibilidade de recorrer à acupuntura, em alguns casos. Porém, estes não são os únicos tratamentos possíveis para superar a depressão. Você também pode se auto ajudar neste processo.

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO COM ATITUDES

como superar a depressão

Fazer exercícios físicos

Foi comprovado cientificamente que exercícios físicos ajudam a superar a depressão. Isto porque, além de liberar a substância responsável pelo humor, ele também promove interação e distrações.

Tenha boas noites de sono

Tome um chá para relaxar e durma em um ambiente com baixa luminosidade. Estas pequenas mudanças vão permitir que você descanse inteiramente, desde a mente ao corpo.

Faça atividades diferentes

Busque aprender algo novo, aprender coisas novas, ou fazer atividades diferentes como ler e escrever. Além de te distrair, pode trazer mais felicidade para você.

Pratique meditações

Está prática de meditação muito popular é relaxante e ajuda a regularizar a respiração e aumentar o foco. Desta maneira, ela é uma boa contribuição na luta contra a ansiedade.

Converse com outras pessoas

/como-superar-a-depressao

Compartilhe experiências e histórias, escute outras pessoas e converse com quem você tenha confiança. Pessoas são capazes de nos mostrar coisas novas e nos ensinar muitas coisas.

Veja a beleza na simplicidade da vida

Se permita admirar pequenos gestos, pequenos objetos e coisas simples.

Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação balanceada e em dia é essencial. Portanto, invista em uma boa alimentação!

São esses pequenos detalhes, essas simples mudanças que podem ser a chave para a sua recuperação. Porém, não esqueça que é sempre bom aliar atitudes com indicações médicas para uma recuperação mais rápida e eficaz.

TRAGA MAIS TRANQUILIDADE E SAÚDE PARA SUA VIDA

Gostou de saber como superar a depressão, quais seus sintomas e tratamentos? Nós conseguimos te ajudar a entender melhor no que consiste este distúrbio tão comum, porém mal compreendido?

É importante lembrar que você pode ter acesso há uma gama de especialistas, psicólogos e psiquiatras pelo Plano de Saúde. Pagando apenas um pequeno valor mensal você garante uma cobertura completa para você, sempre que precisar. Isto sem mencionar o acompanhamento regular e facilitado que você também pode adquirir. Portanto, sem demora, garanta a assistência e cobertura que você precisa para garantir o melhor para você e sua saúde! Faça uma simulação de Planos de Saúde em menos de 30 segundos e veja tudo que o plano tem a te oferecer!

[formulario_multimarcAS]

Veja também