Prevenção de Acidentes Domésticos | Dicas importantes

prevenção-de-acidentes-domésticos-capa (1)

A equipe do Valor de Planos de Saúde separou algumas dicas cruciais de Prevenção de Acidentes Domésticos, já que eles são considerados a principal causa de morte para crianças e adolescentes no Brasil.

Em 2012, crianças com menos de 14 anos foram as maiores vítimas de acidentes familiares e de lazer. Como tal, constituem um importante problema de saúde pública.

Dados do Instituto Nacional de Saúde, levantados pelo Dr. Ricardo Jorge, indicam que 36,4% dos acidentes envolvendo crianças menores de 14 anos ocorreram em casa, mas se considerarmos as crianças menores de 5 anos, o número aumentará para 80%.

Cair é a principal causa de acidentes familiares, seguido por cortes, queimaduras e envenenamentos.

A maioria dos acidentes se deve à falta de atenção dos adultos e os riscos comuns são ignorados; portanto, apenas alguns segundos de distração são suficientes para que um acidente aconteça.

À medida que seu filho adquire novas habilidades motoras e de manipulação, é essencial ficar alerta, conscientizar e supervisionar.

Confira tudo sobre o coronavírus e medidas de prevenção

As crianças não podem avaliar o perigo, então, qualquer coisa que encontrarem pode ser um brinquedo divertido. Botões, tampas e rolhas de garrafa, moedas e brinquedos pequenos são itens atraentes para crianças menores de 3 anos, que gostam de colocar tudo na boca, mas isso é um grande perigo, pois elas podem engasgar ou até sufocar.

Medidas de prevenção de acidentes domésticos

prevenção-de-acidentes domésticos-texto

Escadas

Elas devem ter corrimãos e o os degraus não devem ser escorregadiços. Instale proteções e obstruções em todas as passagens para as escadas. Depois de passar, não se esqueça de fechar a cerca e os obstáculos para entrar nas escadas .

Janelas e varandas

Coloque grades ou redes de proteção em todas as janelas e varandas.

Piscina

Nunca deixe crianças sozinhas perto da piscina. Cuidado com as brincadeiras na água. Use braçadeiras ou coletes até mesmo nas crianças que sabem nadar. Se você tem uma piscina em casa, coloque uma rede ou cerca protetora em volta dela.

Aprenda 3 medidas de prevenção para doenças contagiosas

Algumas diretrizes para prevenção de quedas e outros incidentes com idosos

A sala geralmente contém muitos móveis e itens decorativos. Uma pessoa idosa com mobilidade reduzida ou mesmo uma pessoa distraída pode bater ou tropeçar em um desses objetos caso ele esteja bloqueando a passagem.

Tapetes irregulares também podem causar a queda do residente. Portanto, vale a pena minimizar a probabilidade de que isso aconteça.

  • Evite tapetes soltos;
  • Não deixe móveis fora do local habitual;
  • Certifique-se de que mesas de café, plantas ou outros objetos que possam representar obstáculos não estejam atrapalhando a circulação;
  • Mantenha os cabos e extensões elétricas firmemente conectados para que não se soltem no caminho;
  • Use um tapete antiderrapante na área de banho;
  • Instale barras de apoio nas paredes perto do vaso sanitário e do chuveiro;
  • Deixe uma luz ao lado da cama;

Essas são algumas medidas preventivas simples, que podem evitar consequências mais graves tanto para crianças como para o idoso.

Embora esses dois grupos sejam os mais suscetíveis aos acidentes domésticos, todos estamos sujeitos, portanto, fique atento e garanta seu bem-estar e o de sua família.

Em situações de emergência, é de extrema importância poder ser atendido por médicos qualificados e em hospitais com boas instalações. Por isso, entre em contato com a equipe da Valor de Planos de Saúde e faça uma cotação gratuita.

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso