Remédio Omeprazol causa câncer de estômago? Entenda

Remédio Omeprazol

De acordo com especialistas, utilizar medicamentos a longo prazo como o remédio Omeprazol, pode causar um maior numero de casos de câncer de estômago. 

Uma pesquisa realizada por duas universidades de Londres e Hong Kong, relacionou o uso de remédios inibidores da bomba de prótons (IBPs), classe de medicamentos como Omeprazol, Dexlansoprazol, Esomeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol e Rabeprazol, ao aumento de risco de desenvolver câncer de estômago.

APROVEITE E FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE

A pesquisa foi divulgada pela revista científica “Gut”, e acabou gerando diversas dúvidas. Especialistas explicam que a metodologia utilizada não comprova que os IBPs causem câncer, porém os resultados obtidos servem como um alerta para o uso crônico da medicação.

Confira algumas perguntas sobre os IBPS:

Para que Serve o Remédio Omeprazol?

O remédio Omeprazol servem para diminuir a quantidade de ácido produzido pelo estômago e para tratar refluxo, gastrite e úlceras.

Como realizaram a pesquisa?

Os cientistas analisaram diversos casos de pacientes em Hong Kong. O acompanhamento foi feito entre os anos de 2003 e 2012. Outros estudos feitos anteriormente, já haviam relacionado os IBPS com o câncer de estômago, mas esses estudos não tinham excluído a influência da bactéria Helicobacter pylori que também está associada entre umas das causas do câncer de estômago.

“Existem evidências que associam os remédios com o aumento da chance de desenvolvimento de câncer de estômago. O estudo não é uma comprovação. É uma alerta para os pacientes que utilizam esses medicamentos cronicamente, para que façam uma avaliação do custo-benefício e troquem por uma opção sem tantos efeitos colaterais”, explica o oncologista René Claúdio Gansl, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Outras pesquisas já apontaram essa ligação?

Sim, já foram efetuadas algumas pesquisas que apontavam uma correlação entre o uso de IBPs e esse tipo de câncer. Porém, também foi realizado estudo onde as evidências foram contrárias.

Qual foi realmente a comprovação do estudo de Hong Kong?

O estudo mostrou que pacientes que trataram a bactéria Helicobacter pylori e que continuaram a tomar remédios da classe Omeprazol podem apresentar uma maior incidência de câncer de estômago.

Como não foi comprovada a relação causa/efeito, não há como mostrar uma relação direto do uso do medicamento com o desenvolvimento da doença.

SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também