Tai-Chi-Chuan: arte marcial ou meditação?

O Tai-Chi-Chuan: uma arte milenar

As primeiras artes marciais no mundo são datadas de 4.000 a.C. Já no Brasil, as primeiras presenças das lutas vindas do continente asiático se dão com a chegada dos pioneiros, há aproximadamente 200 anos.

O Tai-Chi-Chuan é uma das artes marciais mais antigas do mundo. De origem chinesa, as primeiras escrituras contendo informações sobre os métodos de luta datam 900 anos a.C. Esse estilo de luta é, desde os primórdios, considerada uma “meditação em movimento”, tendo três orientações básicas:

“A vitória sobre o movimento, através da quietude (Yi Jing Zhi Dong); A vitória sobre a dureza, através da suavidade (Yi Rou Ke Gang); A vitória sobre a rapidez, através da lentidão (Yi Man Sheng Kuai).”

Os dez princípios básicos

  1. Se utilizar da leveza para suspender a cabeça pelo topo;
  2. Respirar fundo, esvaziando o peito e alongando as costas;
  3. Relaxamento da cintura;
  4. Distinção entre o cheio e o vazio;
  5. Relaxamento os ombros e soltar os cotovelos;
  6. Utilizar a mente como impulsionador, e não a força advinda dos músculos;
  7. Relacionar os movimentos da parte superior com os da parte inferior do corpo;
  8. Junção do interior ao exterior;
  9. Movimentação continua, sem interrupções;
  10. Buscar a quietude enquanto se emovimenta.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS TABELAS DOS MELHORES PLANOS DE SAÚDE, COM PREÇOS INCRÍVEIS.

Benefícios e Indicações

A arte se utiliza de técnicas de respiração, unidas a movimentos leves que utilizam o corpo todo, o Tai-Chi-Chuan é um exercícios de baixo impacto, sendo indicado para, praticamente, todos as pessoas. Tanto isso, que a Harvard Medical School considera o melhor esporte para idosos que, além de da propensão para doenças como osteoporose e pressão alta, correm o risco de sofrer com transtornos, como a depressão. Os benefícios para o corpo e mente são inúmeros; podemos destacar:

– Fortalecimento dos ossos, mesmo sendo um exercícios de baixo impacto;

Fortalecimento dos músculos utilizados para a movimentação durante os exercícios;

– Estimula o sistema circulatório e, como resultado, auxilia no tratamento de pressão alta;

– Reduz os sintomas do stress, da depressão e da ansiedade, através da liberação de endorfinas, que estimula a sensação de bem estar e bom humor;

– Diminui problemas nas articulações;

– Auxilia no tratamento problemas posturais e de perda de massa óssea (osteosporose);

– Melhora o equilíbrio.

Lembramos que, para maior efetividade dos exercícios, siga uma alimentação balanceada e saudável, além de estar atento à ingestão de líquidos antes, durante e depois dos exercícios.

 

Todo e qualquer exercício físico necessita do acompanhamento de profissionais da saúde, para sua segurança e maior efetividade da prática. Para contar com os melhores profissionais da área, além dos melhores hospitais e laboratórios, contrate um plano de saúde! Faça aqui sua cotação gratuita, ou entre em contato através de nosso telefone: 11 3090-7096!