Melatonina: Entenda O Que é

Melatonina: Entenda O Que é - Valor de planos de saúde

A melatonina é uma substância natural produzida pelo organismo, que ajuda na indução do sono. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo durante o dia, o que inclui os períodos em que está dormindo ou acordado.

Por conta da indução ao sono, industrias farmacêuticas lançaram suas próprias versões, sendo comprada apenas nos Estados Unidos e na Europa. Ela é classificada como suplemento para reposição de substâncias no organismo. Sua venda no Brasil não é liberada no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso tenha receita médica, pode pedir para importar de outro país, mas a venda precisa estar disponível.

SIMULE AQUI O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.

Melatonina produzida no corpo

A melatonina é um hormônio ligado a como o organismo organiza as funções quando estamos acordados e durante o sono. Essa substância é produzida na glândula pineal assim que o dia começar a escurecer, preparando o organismo para dormir. Quando o sol nasce, a glândula reduz a produção dele elemento, o que sinaliza que é o momento de acordar.

Mesmo durante a noite, algumas pessoas podem ter a produção de substância reduzida, por conta da televisão, computadores e o uso constante do celular. Mas há alguns outros fatores que faz acontecer a produção de melatonina, como:

  • Alguns medicamentos
  • Exposição a fontes de luz
  • Idade
  • Cegueira.

Curiosidades

Para quem tem dificuldade em produzir essa substância naturalmente, precisa dessa suplementação. Porém, apenas com receita médica. Há laboratórios que fazem o manípulamento da medicação para alguns casos, então consulte o especialista. Esses casos são:

  • Os idosos costumam ter a melatonina mais baixa naturalmente;
  • Pessoas que precisam dormir durante o dia, pois trabalham a noite;
  • Vespertinos, sendo pessoas que acordam muito tarde;
  • Pessoas com alguns graus de cegueira, pois devido a esse problema não sentem a luminosidade nos olhos.

Como consumir

O complemento dessa substância no organismo só pode ser consumida caso o médico libere a receita. A melatonina é vendida no exterior em doses de até 10 miligramas. Especialistas indicam que seja consumido até 3 mg ao dia, duras horas antes de dormir. Não é recomendável que crianças consumam, pois não há uma dosagem segura.

Cuidados

Se você tem alergia a medicamentos desse porte, não é bom que seja ingerido, pois os efeitos colaterais podem ser fortes no organismo. Já para quem não tem problemas como a alergia, então não há riscos no consumo, pois é uma substância segura. Porém, o consumo excessivo pode trazer graves problemas a saúde.

Se for consumido uma dose a mais do que 10 mg, os efeitos colaterais podem ser dor de cabeça e alteração na produção de alguns hormônios, como a prolactina.

Portanto, a melatonina é importante para o desenvolvimento do organismo durante as horas de sono. Ele não é vendido liberadamente no Brasil, porém em farmácias de manipulação é possível o acesso, mas só com a prescrição médica. Não consumir mais do que o recomendado pelos especialistas, para não ter os efeitos colaterais indesejados.

Veja também