Chá Verde: Para o que funciona

Chá Verde: Para o que funciona - Valor de planos de saúde

O chá verde tem muitos benefícios, tendo como um dos objetivos principais, o emagrecimento. Como a composição do chá também tem cafeína, acelerando o metabolismo, deste modo o organismo gasta mais energia, facilitando a digestão etc.

Há diversas formas de consumo do chá verde, que pode ser consumido em pó solúvel, saché ou em cápsulas. Ele é rico em antioxidantes, tendo como benefício a proteção das células do organismo; pode retardar o envelhecimento celular; combate o colesterol; previne doenças do coração e ajuda a prevenir vários tipos de câncer. Como a cafeína pode aumentar o metabolismo, podendo queimar mais energia, o chá verde pode ajudar na concentração mental, e é recomendável que se tome de manhã, pois a sua cabeça ainda está sendo preparada para o resto do dia.

SIMULE AQUI O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.

Sobre o Chá Verde

Para quem não sabe, existe chá em cápsulas, contendo os mesmos benefícios que o chá preparado com água, ou o solúvel. É recomendável ingerir 1 capsula três vezes ao dia 30 minutos após cada refeição. Mas, de acordo com a marca, pode variar a quantidade para ingerir.

É possível comprar esse produto de diversas formas. Como na forma de folhas secas, saquinhos de chá triturado ou granulado. Pode ser consumido quente ou frio, então vai do gosto de quem o bebe. Comprando em lojas de ervas naturais ou supermercados.

Se estiver fazendo alguma refeição e querer consumir o chá, é recomendável que não o faça. Ele reduz a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio. O chá verde é um pouco amargo, porém é possível adicionar folhas de hortelã ou bater o chá no liquidificador com frutas, como maçã ou morango. E para obter todos os benefícios que o chá traz, é necessário que beba de 3 a 4 xícaras por dia, porém não pode ultrapassar essa quantidade. Tomar grande quantidade de chá pode fazer mal e  causar insônia, aumentando a pressão e provocando gastrite.

Benefícios do Chá Verde

  • Ajuda a rejuvenescer a pele – Ele é rico em antioxidantes, sendo combatente do envelhecimento celular. O chá verde ajuda a hidratar a pele, podendo ficar mais brilhante e saudável;
  • Traz saciedade – O consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo;
  • Combate o colesterol ;
  • Melhora o humor;
  • Otimiza a digestão;
  • Protege nossa cognição;
  • Acelera o metabolismo;
  • Atua na composição de gorduras do corpo.

Riscos e contraindicações

Se o chá for consumido em altas doses, é capaz de fazer muito mal ao organismo. Por conta da grande quantidade de cafeina presente nas substâncias do chá verde, o consumo exagerado pode causar insônia, mesmo podendo ter efeitos calmantes. Ele também pode causar gastrite se for consumido demais, pois o recomendável é 600 ml. Acima dessa ingestão recomendada pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que mulheres na menopausa precisam de cálcio para repor a ausência deles no organismo.

Mulheres grávidas é recomendável que não seja feito o consumo, evitando contato. Com a aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide, estão mais propensas a aceleração no organismo, então o bebê pode correr riscos. Hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas também não é indicado.

Logo, sabemos que o chá verde é um ótimo aliado para beneficiar a saúde, mas não podemos deixar de alertar que o consumo além do recomendável é muito perigoso. Então é necessário que sempre consulte a marca e leia tudo atentamente para saber das propriedades, nutrientes etc. Mas para pessoas que querem emagrecer com ele, é bom que pesquise bastante antes de qualquer iniciativa.

Veja também