Chá de Neem: O que é?

Chá de Neem: O que é? - Valor de planos de saúde

O Neem é uma árvore ocidental, originária da Índia. Seu nome científico é Azadirachta indica. E está árvore mede cerca de 30m de altura e 2,5 de largura, sendo ela de porte grande. Essa árvore também é conhecida por ser resistente a secas. Ela pode fornecer madeiras para diversos fins. Porém a principal função que leva as pessoas a procurarem por essa árvore é o seu  poder medicinal e terapêutico. Todos os benefícios podem ser encontrados em folhas e sementes, também nas cascas da árvore, principalmente para a produção do chá de neem.

Tudo o que essa árvore produz pode ser usado para a medicina, veterinária, cosméticos, produção de adubos e controle de pragas. Suas folhas são verdes escuras, possuindo um odor característico, sendo ele cheiroso. Com cerca de 25 cm de comprimento, as folhas fazem parte de inflorescências. Elas se aglomeram no extremo dos ramos e se destacam por sua cor verde bem pigmentada. A semente é bastante rígida, porém possui casca fina. Mas a maior utilização do neem é na fabricação dos chás.

SIMULE AQUI O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.

Cuidado com o uso do chá de neem:

O chá de neem não pode ser consumido em excesso, pois, pode fazer mal ao organismo, como tantos outros chás. Mas esse chá, por mais que traga muitos benefícios, necessita de alguns cuidados em seu consumo, é importante que sejam ingeridas doses adequadas.

 

Quais as finalidades:

Esse chá traz benefícios para a saúde, mas não se deve consumir demais, apenas uma ou duas xícaras por dia. O chá de neem traz benefícios contra a acne, artrite, diabetes, erupção cutânea, feridas, gengivite, lepra, malária, obesidade, reumatismo, tosse, úlceras, arritmia, catapora, eczema, febre, hemorroidas, icterícia, vermifugo, náusea, pé de atleta, placa bacteriana, sarna, tumores e vermes.

O neem pode ser usado para funcionalidades fungicidas, propriedades antiviróticas, propriedades antibacterianas, propriedade inseticida dermatológica, neem como analgésico e antitérmico.

 

Para o que serve chá de neem:

Fungicidas:

Trichophyto: pé de atleta, que infecta tanto a pele quanto as unhas;

Trichosporon: um fungo do canal intestinal;

Geotrichum: um fungo espumante, que causa infeção nos brônquios, pulmões e membranas da mucosa;;

Epidermophyton: micose que infecta o cabelo, pele e as unhas do pé;

Microsporum: uma micose, que infecta o cabelo, a pele e as unhas;

Cândida: um fungo, que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, vagina e pulmões.

Propriedades Antiviróticas:

O nim é um preventivo muito eficiente, mas não é a cura para o vírus. Ele tem alto poder contra doenças que são caracterizadas por erupções, sendo ela uma pasta para passar em cima do ferimento.

Propriedades Antibacterianas:

O óleo do Neem tem eliminado várias bactérias patogênicas, ajudando quem o usa. Prevenindo doenças que são causadoras de intoxicação alimentar, derranjos. Doenças que pode causar o tifo, envenenamento alimentar e outras infecções.

Propriedade Inseticida Dermatológica:

Para pessoas que tem piolho, o neem pode ser um remédio muito eficaz para o combate desse problema. Para combater os piolhos é necessário esmagar as folhas da árvoce de neem e esfregar sobre onde está ferido ou em toda a cabeça com piolho.

Neem como Analgésico e Antitérmico:

É um produto de baixo custo e também muito eficaz como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.

Portanto, o neem é muito eficaz para tratar diversas doenças, combatendo e ajudando a melhorar. Mas nunca podemos descartar a possibilidade de ir ao médico para saber como tratar, pois é importante saber do parecer correto, e saber como tratar da melhor forma, além de produtos naturais. O chá de neem pode ser consumido para vários fins referente à saúde, ajudando no bem estar e melhorando a saúde, mas sempre vá ao médico caso os sintomas persistam.

Veja também