Estudo pontua frente fria como uma das possíveis causas do AVC

causas do avc

Um Estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), mostrou que baixas temperaturas podem ser uma das causas do AVC em mulheres com idade acima de 65 anos.

Frente fria que está chegando é uma das causas do AVC!

O inverno começou oficialmente hoje (21), e com ele podemos esperar temperaturas bem menores adiante. Porém, é bom saber que certos problemas surgem principalmente das frentes frias, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

Estes são avisos de um estudo feito por pesquisadores da USP, e da Universidade Católica de Santos (Unisantos), que contou com o apoio da Fapesp e com dados do PRO-AIM (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade). Os dados obtidos, do período de 2002 a 2011 mostraram que a baixa temperatura na cidade de São Paulo teve influência no aumento do dano cerebral. Segundo dados da pesquisa, tanto o AVC Isquêmico quanto o Hemorrágico, se apresentaram mais vezes quando as temperaturas registradas correspondiam a menos de 15° C. Ainda, foi possível identificar que a maioria do público afetado pela doença, nos momentos de frente fria, eram idosos do sexo feminino.

Você sabia que um Plano de Saúde significa segurança para momentos imprevisíveis? A saúde é algo que muitas vezes se desestabiliza sem avisar, e ter um convênio que nos ofereça todo o atendimento neste momento, sem cobrar valores exorbitantes, é uma vantagem. Esteja sempre preparado para momentos imprevisíveis, contrate um Plano de Saúde!

CONHEÇA AQUI OS VALORES DOS PRINCIPAIS PLANOS!

Idade e Frio são fatores determinantes

Só no período de 2002 a 2011, foram registrados cerca de 55.633 casos de óbito por AVC. Apenas no Brasil, está doença é responsável por 10% das mortes por doenças crônicas. São dados alarmantes e preocupantes.

A frente fria pode sim ser um fator de influencia para o AVC, afirma o Estudo. Segundo os pesquisadores, quando a idade esta avançada, e a mulher esta na menopausa, o corpo sente dificuldades em manter a temperatura corporal regulada. Por este motivo, os estresses causados pelo frio podem influenciar no aumento da pressão arterial, uma das maiores responsáveis por casos de AVC.

AVC Isquêmico x AVC Hemorrágico

Os dois casos de AVC são preocupantes e podem levar à preocupações severas. O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido por derrame, são danos ocorridos no cérebro devido há falta do fornecimento de sangue para a área cerebral.

AVC Isquêmico

causas do avcO AVC Isquêmico é o caso mais comum, sendo responsável por 80% dos casos de derrame. Ele ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro é bloqueado devido á uma obstrução ou coagulo na artéria. Essa falta de sangue para determinadas áreas do cérebro pode ocasionar na morte desta região.

AVC Hemorrágico

causas do avcO AVC Hemorrágico é o caso mais grave, e responsável por 20% dos casos. Este caso é caracterizado por uma ruptura espontânea de uma artéria/vaso sanguíneo. Esta ruptura vai gerar um sangramento por algumas regiões do cérebro. Tal fator pode ser prejudicial para o tecido nervoso, causando sequelas irreparáveis.

Ambos os casos de AVC podem levar ao óbito, dependendo da gravidade da situação. São diferentes fatores que podem ser causas do AVC como a idade, hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse, tabagismo e histórico familiar.

Os sintomas são caracterizados por dificuldades de fala, movimentação, falta de coordenação motora e paralisia de determinadas partes do corpo, como braços, pernas e rosto.

O tratamento pode ser feito a base de medicamentos, para casos iniciais. Para casos avançados podem ser necessários tratamentos mais invasivos, como a cirurgia. É  muito importante, após ter identificado a doença, que seja efetuado acompanhamento médico. O derrame pode deixar sequelas, então sessões de reabilitações podem se fazer necessárias para a recuperação total.

É neste momento que vemos a importância de ter um plano de saúde. AVC, é uma doença que surge sem avisos, e ter um plano que te oferece uma gama de atendimentos e especialistas nos momentos mais imprevisíveis, é essencial. Imagine o quanto você gastaria com consultas e tratamentos particulares, ou no quanto teria que esperar para um atendimento público. Garanta a proteção que você e sua família precisa por pequenas parcelas mensais. Acredite, cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

FAÇA AQUI UMA SIMULAÇÃO!

 

Veja também