Descubra se você tem intolerância alimentar com este guia rápido!

intolerância alimentar capa

Você tem intolerância alimentar? Neste artigo vamos falar tudo sobre essa condição para que você consiga identificá-la e até mesmo tratá-la.  Acompanhe!

Os sinais de intolerância alimentar geralmente surgem logo depois de se ingerir um alimento no qual o corpo tem uma maior dificuldade em fazer a digestão. Assim, aparecem problemas como excesso de gases, inchaços ou dores abdominais.

Os principais alimentos que provocam intolerância nas pessoas são a lactose, o glúten, os crustáceos, tomate, chocolate, ovos e alimentos com muitos conservantes ou corantes.

Mas eu tenho intolerância ou alergia?

As duas podem até parecer a mesma coisa, mas existe diferença de como o corpo se comporta em relação a cada uma delas.

Quando se tem alergia a alguns alimentos o organismo os rejeita, produzindo anticorpos, causando dessa forma as inflamações.

Já no caso da intolerância alimentar, há uma reação negativa do corpo por causa do excesso de consumo de algum alimento específico ou de certos produtos químicos usados.

Saiba como identificar diferentes tipos de alergia na pele!

Principais sintomas de intolerância alimentar

Quando se trata de intolerância alimentar existem reações mais comuns que o organismo pode apresentar. São elas:

  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Vômitos e náuseas;
  • Excesso de gases e inchaço;
  • Azias, com sensação de queimação na garganta;
  • Dores abdominais, principalmente depois de comer;
  • Cansaços;
  • Dores de cabeça constante;
  • Manchas avermelhadas na pele, também é comum o surgimento de coceiras;
  • Acne e espinhas.

Tem problemas com acne? Entenda o que é e descubra como tratar!

Saiba o que pode causar a intolerância

intolerância alimentar corpoA principal causa da intolerância alimentar é a falta de alguma enzima digestiva, que impede que o organismo faça a digestão apropriada de certos alimentos.

As causas desse problema podem ser genéticas, pelo consumo de medicamentos ou até por um funcionamento irregular de glândulas que atuam no processo digestivo.

Como fazer o diagnóstico?

Os sintomas da intolerância alimentar podem ser bem parecidos com outros problemas intestinais.

Então a melhor forma de confirmar de uma vez o problema é através de consulta com um médico especialista para uma avaliação completa e fazer exames específicos como análise de sangue ou exame de fezes.

Tratamentos possíveis

A melhor maneira de prevenir a intolerância alimentar é deixar de ingerir o alimento que a provoca, diminuindo a incidência dos desconfortos. Por isso é fundamental ficar atento a esses sinais.

Quando o caso é descoberto ainda na infância, existe uma boa probabilidade do problema desaparecer ou ter os seus sintomas reduzidos com o crescimento.

Cuide da saúde através de um plano

Se você apresenta algum dos sintomas da intolerância alimentar, procure um gastroenterologista para realizar os exames adequados. Confirmar o problema vai te ajudar a lidar melhor com a situação e também evitará desconfortos futuros.

Tenha um Plano de Saúde e invista em atendimentos especializados e rápidos. Apenas os planos de saúde te dão a liberdade de escolher diferentes profissionais e realizar consultas com rapidez.

Portanto, faça uma simulação de valores e veja qual plano melhor atende suas preferências. Segurança para a sua saúde de forma rápida e fácil você só encontra aqui!

Veja também