QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PNEUMONIA | IDENTIFIQUE

quais são os sintomas da pneumonia

Apesar de estarmos na primavera, o clima vem mudando constantemente. Em um momento está calor e no momento seguinte, já está frio e chovendo. Fatores simples, como a mudança brusca na temperatura são os principais responsáveis pelos casos de pneumonia. Porém, você sabe como identificá-la? Então confira a seguir quais são os sintomas da pneumonia e descubra, também, como fazer o tratamento!

ATENÇÃO | PNEUMONIA PODE SER FATAL

Anualmente, no mundo todo, são contabilizadas 1,6 milhões de mortes em decorrência da pneumonia. A maioria de suas vítimas, contudo, são crianças e idosos, com idade acima de 65 anos.

Veja também: Pneumonias é a doença que mais mata crianças com menos de cinco anos. Entenda

A pneumonia é uma inflamação na região do pulmão, ocasionada pela entrada de um vírus ou agente infeccioso. É quando esse vírus chega ao local da ventilação pulmonar, que ele afeta o local com líquidos e pus. Dessa maneira, o organismo tentará se proteger e expelir esse vírus. É então que irão surgir os sinais de pneumonia.

Apesar de ser preocupante, é possível tratar a pneumonia quando identificada previamente. Por este motivo é tão importante conhecer seus sintomas e saber o momento ideal para procurar assistência médica.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PNEUMONIA | NÃO CONFUNDA COM GRIPE

Veja também: Pneumonias é a doença que mais mata crianças com menos de cinco anos. Entenda

Por apresentar sintomas semelhantes à de uma gripe viral, a pneumonia fica sendo corriqueiramente banalizada por seus pacientes. Quanto maior o tempo para identificação da doença, maior é a capacidade de ela se desenvolver para um quadro clínico mais perigoso.

Portanto, descubra quais são os sintomas da pneumonia para saber distingui-la e identificar com antecedência:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Espirros com catarro;
  • dores corporais;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de garganta;
  • Fraqueza;
  • Toxemia;
  • Dificuldade para respirar;
  • Suor intenso (mais forte no período noturno);
  • Perda de apetite;
  • Tosse seca;
  • Vômito.

Saiba mais: Descubra como diferenciar a gripe do resfriado? 

CAUSAS DA PNEUMONIA

Agora que você já sabe quais os sintomas da pneumonia, é necessário saber quais fatores ocasionam este quadro clínico. Afinal, só é possível impedir algo se soubermos o que motivou seu aparecimento. Para tanto, fizemos um vídeo exclusivo para você, mostrando as principais causas da pneumonia. Confira o vídeo:

Entre outras causas, podemos citar também:

  • Ar condicionado;
  • Resfriados;
  • Tabagismo;
  • Bebida Alcoólica.

Confira: Conheça 5 doenças causadas pelo tabagismo.

TIPOS DE PNEUMONIA | QUAL SERÁ A SUA?

quais são os sintomas da pneumonia

Como vimos no vídeo, a pneumonia pode ser ocasionada de diferentes maneiras. Porém, você sabia que seus diferentes motivadores fazem com que haja diferentes tipos de pneumonia? Cada tipo é determinado por uma causa, que pode ser adquirida com mais facilidade, ou não. Portanto, confira agora os tipos de pneumonia existentes, para identificar qual tipo mais se assemelha aos seu caso:

PNEUMONIA BACTERIANA

A pneumonia bacteriana é causada pela entrada de bactérias no organismo. Elas estão, até então, localizadas na pele, na boca ou no nariz, e só chegam a afetar o paciente quando há uma queda na imunidade.

PNEUMONIA ATÍPICA

A pneumonia atípica é um dos casos menos recorrentes. Isto porque, seu fator de influência são microrganismos que afetam o organismo ao entrar em contato com o corpo através de saliva.

PNEUMONIA VIRAL

A pneumonia viral geralmente afeta indivíduos com imunidade baixa, que estejam gripados ou resfriados.

PNEUMONIA HOSPITALAR

Também conhecida como infecção hospitalar, esse tipo de pneumonia costuma ocorrer após um longo período de internação no hospital.

PNEUMONIA QUÍMICA

Ocorre devido à inalação de substâncias tóxicas como agrotóxicos e fumaças.

PNEUMONIA FÚNGICA

A pneumonia ocorre quando fungos e bactérias conseguem ultrapassar o sistema imunológico e chegar ao organismo. É mais comum em pacientes com doenças crônicas.

PNEUMONIA ASPIRATIVA

Corresponde à uma infecção causada pela entrada de líquidos e alimentos na região do pulmão.

DIAGNOSTICANDO E TRATANDO | BUSQUE A ASSISTÊNCIA CERTA

O diagnóstico será feito através da análise do histórico da sua saúde e posterior avaliação física do médico. Após a análise, o clínico geral, ou pneumonologista pode solicitar exames de imagem e sangue para confirmar o prognóstico.

Na mais simples suspeita de pneumonia é importante comparecer ao centro médico com rapidez. Desta maneira, evite o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de demorado, os exames também levam tempo até serem realizados.

Busque profissionais e assistência através de um plano de saúde. Apenas com ele você poderá se consultar no hospital de sua preferência, e ainda ter atendimento rápido e agilidade na realização dos exames necessários. Se você busca a prevenção da sua saúde, e quer evitar o avanço da doença, o convênio médico é sua melhor opção.

Saiba mais: Confira todas as vantagens de um plano de saúde para você e sua família

COMO FAZER O TRATAMENTO

Veja também: Pneumonias é a doença que mais mata crianças com menos de cinco anos. Entenda

Geralmente os tratamentos para pneumonia tem como base o uso de antibióticos. Os medicamentos são receitados pelo médico, de acordo com o seu caso, e costumam durar de 4 a 7 dias. Portanto, é muito importante seguir todas as recomendações médicas até acabar o prazo do tratamento.

Mas, qual o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação pode variar e detrimento do tipo de pneumonia e da idade do paciente. Portanto, assim como há casos que levam apenas 3 dias para serem tratados, também há casos que levam 7 dias. Todavia, se persistir por mais tempo é muito importante retornar ao hospital e realizar novos procedimentos.

Geralmente o tratamento é efetuado em casa, sendo exceções à regra apenas os casos de idade avançada e tempo de vida inferior à dois anos. Nestas situações, o acompanhamento hospitalar, por internação, se faz necessário para acompanhar o combate da doença.

Descubra: Você sabia que os planos de saúde oferecem desconto em medicamentos nas principais farmácias do país? Confira!

PREVENÇÃO

quais são os sintomas da pneumonia

Além de evitar as causas da pneumonia, é necessário tomar outras medidas preventivas. Elas não iram inviabilizar a possibilidade de contrair pelo vírus, todavia, podem diminuir as possibilidades. São elas:

CUIDANDO DA SAÚDE

quais são os sintomas da pneumonia

É muito importante ter o máximo de cuidado com a saúde, não apenas em casos de pneumonia, mas em todos os casos. Cuidar da saúde é essencial para que não ocorra nenhum imprevisto negativo.

É exatamente essa prevenção que todos merecem que os planos de saúde trazem. Eles visam cuidar da sua saúde em tempo integral, com facilidade e rapidez que só os consultórios e hospitais conveniados podem oferecer para você. É uma cobertura extensa que visa te assegurar em casos inesperados e no dia a dia. Afinal, com ele você também pode realizar consultas e acompanhamentos mais frequentemente.

São vantagens como estas que tornam os Planos de Saúde a escolha ideal para você e sua família. Portanto, confira, em menos de 30 segundos, todas as coberturas que eles podem te oferecer e análise seus valores. Verá que são inúmeros benefícios por valores baixos e acessíveis. Faça uma simulação de valores aqui no Valor de Planos de Saúde e tenha acesso a todas as informações.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

 

 

 

Veja também