Consequências do cigarro | Conheça 5 doenças que o tabagismo ocasiona

consequências do cigarro

O tabagismo é um dos responsáveis pelo maior índice de óbito no país. Isto porque, ele provoca uma das doenças mais letais para o ser humano, o câncer de pulmão. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma média de 200 mortes por ano no Brasil são causadas pelo hábito de fumar. É um grande número, que promete crescer ainda mais ao invés de diminuir. Porém, estas não são as únicas consequências do cigarro para a vida do fumante. A seguir, confira quais as consequências do cigarro, e veja de que maneira é possível encontrar o tratamento adequado.

O que você verá:

  • Consequências do cigarro | O que é o tabagismo;
  • 5 Principais consequências do cigarro para a saúde;
  • Consequências do cigarro para a pele e o bem estar;
  • Tratamento para o tabagismo.

Consequências do cigarro | O que é o tabagismo

O hábito de fumar é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das principais causas de mortes no mundo todo. Seus componentes, marcados pela nicotina e pelo alcatrão, causam, além de dependência física e psica, consequências na saúde e no corpo. São substâncias nocivas e cancerígenas, que podem afetar até mesmo quem não fuma. Devido à esta sua capacidade destrutiva, a fumaça expelida pelo tabaco torna-se causadora de doenças como câncer AVC, e até mesmo, exclusão social. São inúmeras as suas consequências para a saúde interior e exterior. Por isso, fizemos um vídeo rápido e exclusivo mostrando os 10 fatos que todo fumante deveria saber sobre o tabagismo. São dados reais, que podem afetar tanto quem fuma, como quem acompanha o fumante. Confira:

5 Principais consequências do cigarro para a saúde

Há inúmeros problemas de saúde e doenças ocasionadas pelo tabagismo. Infelizmente, nos ater a todas elas nos fará demorar horas na leitura. Por isso, separamos, para explicar, apenas 5 principais doenças que este hábito pode provocar. A lista completa de todas as doenças você pode conferir mais diante:

consequências do cigarro

AVC

O hábito de fumar pode ocasionar inflamações nas paredes dos vasos sanguíneos. Desta maneira, a possibilidade de uma doença como o AVC, ou até mesmo o infarto, aumenta exponencialmente. Está doença normalmente é caracterizada por pressão alta e dores na região do peito.

Câncer de Pulmão

O cigarro é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, uma das doenças mais letais existentes. As composições do cigarro, quando em contato com os tecidos da área do pulmão, ocasiona inflamações e disfunções nesta região. É desta maneira que o tabaco gera o câncer de pulmão, caracterizado por períodos de tosse e dificuldade de respiração.

Infertilidade e Menopausa

Outra das muitas consequências do cigarro consiste na infertilidade e na menopausa. Devido à composição tóxica do tabaco, ele consegue afetar diversas regiões e funções da área reprodutiva da mulher. Este é o caso da divisão celular e da reserva ovariana, por exemplo. Ambos podem ser afetados pela composição do cigarro, gerando infertilidade, e até mesmo adiantando o período de menopausa. Além de afetar o processo de engravidar, ele pode afetar a mulher durante o momento da gravidez. Desta forma, ele não apenas irá afetar o corpo da mãe, como também o do bebê, podendo, em alguns casos, levar o bebê à óbito. Por isto, é muito importante se ater à sintomas como sangramentos e cólicas excessivas.

Catarata

Outro fator que pode ser ocasionado pela s toxinas do cigarro é a catarata e outras doenças visuais. Isto ocorre porque seus componentes nocivos, possuem a capacidade de gerar inflamação e até mesmo disfunção das células oculares. Neste caso, é importante se atentar à sintomas de embasamento na visão e dificuldade para enxergar.

Câncer de boca

Outra doença provocada em sua maioria, cerca de 95%, pelo cigarro é o câncer de boca. Ele ocorre porque, as toxinas presentes no tabaco, quando em contato com a boca, afetam a gengiva e a parte óssea da boca. Desta forma, além de afetar a sustentação da gengiva, ele também amarela e corrói os dentes, deixando-os com aparência desagradável e a boca com mau hálito.

Outras doenças causadas pelo tabagismo

consequências do cigarro

Apesar de darmos ênfase nas 5 doenças acima, não significa que sejam as únicas. Abaixo você pode conferir a lista completa de todas as doenças ocasionadas pelo hábito de fumar:

Consequências do cigarro para a pele e o bem estar

Como dito acima, o cigarro não afeta apenas a saúde, mas também o corpo e o bem estar do seu dependente. Seu bem estar é afetado principalmente pela nicotina presente no cigarro. Isto porque ela causa dependência física e psicológica. Desta forma, por gerar uma necessidade para o indivíduo, quando sem acesso ao produto, ele pode apresentar fortes sintomas de abstinência e dependência. Assim sendo, é possível que passe por períodos de ansiedade e irritabilidade extrema, além de fatores físicos como dor de cabeça, tosse e distúrbios estomacais.

Quanto a pele, seus sintomas se tornam ainda mais perceptíveis, não apenas para que fuma. As substâncias presentes no cigarro podem oferecer a pele um aspecto envelhecido e enrugado, com linhas de expressão ao redor dos lábios e dos olhos. Além disso, seus componentes conseguem afetar o couro cabeludo causando desde queda de cabelo, à embranquecimento precoce do mesmo. Isso tudo ocorre porque suas toxinas cancerígenas afetam as vitaminas naturais do corpo, diminuindo assim sua barreira e deixando-o mais suscetível às complicações.

Tratamento para o tabagismo

consequências do cigarro

O tratamento contra o tabagismo pode ser longo e doloroso para seu dependente. Isto porque, como dito anteriormente, ele pode passar por períodos conturbados de abstinência que podem provocar desde alteração de humor à tremores pelo corpo. São momentos difíceis, porém que passam com o tempo e a persistência do indivíduo em se curar. A partir do momento que o corpo for expelindo a nicotina presente, todos esses sintomas começaram a diminuir, até tornarem-se inexistentes.

Segundo o Ministério da Saúde, ao parar de fumar, é possível adquirir vários benefícios em pouco tempo. São eles:

  • Pressão sanguínea normalizada em 20 minutos sem fumar;
  • Oxigênio normalizado no sangue em até 8 horas;
  • Retorno do paladar em apenas 2 dias sem fumar;
  • Melhora na respiração em 3 semanas;
  • Após 5 ou 10 anos sem fumar o risco de infarto torna-se comparado à de pessoas que nunca fumaram.

Tratamento individual

Há diferentes formas de iniciar o tratamento. Para o tratamento individual, ou seja, feito sozinho, sem ajuda externa, o fumante pode optar por duas formas diferentes. Ele pode escolher uma parada brusca, onde o contato com o cigarro será quebrado de forma imediata, sem preparação. Porém, há também o método gradual. Neste caso, o consumo de cigarro será diminuindo com o tempo, até que a pessoa consiga cessar o contato. É importante que este método não ultrapasse o período de 14 dias.

Para o tratamento ser realizado com mais eficácia, é recomendado que você busque criar novos hábitos e uma nova rotina. Desta forma, realizando outras atividades, como exercícios físicos e de respiração, melhor será para você superar a abstinência. Outro fator a ser considerado é a busca por novas atividades. Encontrando algo novo que te agrade pode ser uma ótima forma de mudar seu foco para algo positivo e prazeroso. Portanto, sempre que sentir que está sendo difícil, busque fazer algo diferente. E o mais importante de tudo, não desista!

Tratamento com especialista

É muito difícil superar o vício pelo tabaco, todavia, para quem não consegue sozinho, pode estar recorrendo à ajudas especializadas. Desta forma, o fumante pode estar optando por assistência médica onde pode ter acesso desde adesivos de nicotina para tratamento, até acompanhamento psicológico para vencer o vício. Todos esses tratamentos podem ser acessados por meio de um Plano de Saúde, em hospitais de sua preferências. A vantagem, em efetuar o tratamento via Plano de Saúde, é a capacidade de realizar e marcar consultas com facilidade e regularidade. Desta maneira, efetuar um acompanhamento para maior resultado no tratamento será ainda mais fácil. Confira aqui como o Plano de Saúde ajuda a tratar o vício de fumar!

Cuidando da Saúde

consequências do cigarro

Apesar do tratamento individual muitas vezes funcionar, ele é um método mais difícil. Por este motivo, optar por atendimento especializado se torna uma excelente opção para quem quer um acompanhamento constante. Realizando o tratamento com especialistas é possível adquirir inúmeros benefícios e superar o vício com mais rapidez. Se você ainda não possui um plano de saúde,  então confira agora, e sem demora, as melhores opções prontas para te atender. Depender do sistema público de saúde infelizmente não traz o acompanhamento necessário, assim como um médico particular cobra bem mais do que o necessário por cada consulta realizada.

Apenas o Convênio Médico pode te oferecer toda a cobertura necessária, por valores justos e acessíveis e com acompanhamento constante. São muitos benefícios que você precisa considerar para melhorar sua saúde. Portanto, faça uma simulação de valores e descubra quais convênios melhor atendem suas necessidades. As melhores operadoras e os melhores valores você só encontra aqui no Valor de Planos de Saúde. Então, sem demora, cuide da sua saúde e do que é importante para você!

Faça agora uma rápida simulação de Planos de Saúde!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também