SINTOMAS DE ASMA | Conheça causas, tipos e tratamentos

SINTOMAS DE ASMA

A asma é uma das doenças mais comuns na população, ainda mais em locais onde há mudança climática constante. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, só no Brasil, 6,4 milhões de pessoas são vítimas desta condição que afeta as vias respiratórias e pode levar a óbito. Todavia, apesar de conhecida, poucos são os que sabem identificar os sintomas de asma e buscar o tratamento adequado.

ASMA | O QUE É A DOENÇA

A asma é uma condição presente em pessoas que possuem brônquios, tubos transportadores de ar para os pulmões, mais sensíveis. Desse modo, sempre que ocorre a inalação de algum fator ou agente externo incômodo, os músculos que envolvem o brônquio se fecham para evitar que o ar impuro invada os pulmões. Consequentemente, esta ação acaba impedindo a entrada de ar no pulmão, ocasionando, por vezes, dificuldade para respirar e ataques de asma severos.

TIPOS DE ASMA

Há diferentes tipos de asma, que podem ocorrer devido à diferentes fatores. Pessoas asmáticas normalmente são sensíveis há fatores externos simples, todavia, eles podem variar. Há pessoas que possuem crise de asma ao entrar em contato com agente tóxico, e outras ao sentir uma mudança brusca de temperatura.

Sabendo disso, nós fizemos esse vídeo especialmente para você, mostrando quais são só principais tipos de asma, e seus fatores de influência. Confira e descubra qual tipo de asma você tem!

Veja também: Descubra o que é asma ocupacional.

SINTOMAS DE ASMA | SAIBA IDENTIFICAR

Normalmente os sintomas de asma surgem apenas quando ocorre uma crise. Neste caso, eles se apresentam de forma intensa e muitas vezes preocupante. São eles:

  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar durante práticas físicas;
  • Tosse com catarro;
  • Tosse seca;
  • Tosse crônica;
  • Tosse persistente a noite;
  • Irritação na garganta;
  • Ansiedade.

CAUSAS DE ASMA | SAIBA O QUE É PRECISO EVITAR

SINTOMAS DE ASMA

Substâncias químicas e agrotóxicos podem influenciar crises de asma

Há inúmeros fatores que podem ocasionar uma crise de asma, ou até mesmo essa condição. Todavia, esses fatores influenciadores variam de pessoa para pessoa. Sabe-se, porém, que são grandes influenciadores:

TRATAMENTO | ASMA TEM CURA?

Antes de iniciar qualquer tratamento, o médico irá analisar o histórico familiar do paciente e se informar sobre suas crises. Para um diagnóstico mais completo, ele pedirá que sejam realizados exames e testes para avaliar como está a saúde do pulmão.

Terminado o diagnóstico inicial, será iniciado o tratamento. É importante saber que, a asma não possui cura, portanto, os tratamentos têm como função evitar que seus sintomas se manifestem.

Medicamentos e Cuidado próprio

SINTOMAS DE ASMA

Apenas o especialista saberá indicar os melhores medicamentos para você!

Os medicamentos indicados pelo médico servirão como auxiliadores no processo de evitar crises e sintomas. Todavia, sozinhos, sem ajuda do próprio paciente, os medicamentos não serão eficazes. É necessário, para um bom tratamento, que o paciente evite ao máximo fatores que podem influenciar sua crise.

Portanto, manter a calma, e efetuar mais pausas em suas tarefas é essencial. Além disso, para pessoas em que os principais influenciadores são agentes químicos e tóxicos, é preciso que o paciente também se afaste destas substâncias.  Além disso, também é possível optar por realizar exercícios leves, que ajudem na respiração.

Todavia, caso o paciente venha a sofrer de crise de asma, é possível usar broncodilatadores para controlar. Este é um tipo de medicamento que proporciona o relaxamento dos brônquios, fazendo com que o canal de ar volte a abrir, permitindo, assim, a passagem do ar.

Veja: Sabia que é possível ter descontos nas melhores farmácias do Brasil pelo Plano de Saúde? Confira!

CONTROLANDO A CRISE

Episódios de crise de asma são dolorosos e podem, por vezes, levar à internações. Portanto, uma boa forma de evitar a crise

SINTOMAS DE ASMA

Garanta a segurança da sua saúde com um Plano de Saúde

é controlando. Mas como controlar uma crise? Simples, evitando fatores que podem influencia-lá. Desse modo, saiba quais medidas tomar para evitar a crise de asma:

Apesar de tudo, nem sempre conseguimos evitar que ocorra uma crise de asma, devido à fatores externos provocados por outras pessoas. Desse modo, se torna essencial, para quem possui asma, ter um Plano de Saúde. Apenas com o convênio médico é possível garantir o atendimento rápido de qualidade nos momentos mais imprevisíveis.

O Plano de Saúde corresponde à uma garantia de atendimento para inúmeros casos inesperados, como é o caso de uma crise de asma. Dessa maneira, ao ter um plano você obtêm a garantia de que estará protegido a qualquer momento e receberá todo o tratamento e cobertura necessários.

O que está esperando para garantir a segurança que doenças respiratórias, e inúmeras outras como asma, precisam? Faça uma rápida simulação de valores e veja como é vantajoso e benéfico. Sua saúde e você sempre protegidos!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso