Mês de Prevenção ao Câncer de Mama | Campanha Outubro Rosa 2018

mês de prevenção ao câncer de mama

Finalmente chegamos no mês de prevenção ao câncer de mama. Também conhecido como Outubro Rosa, este mês tem como objetivo mostrar para as mulheres a importância de realizar exames e estar sempre analisando o corpo para novas mudanças. O câncer de mama é um dos que mais mata a população feminina, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, estando atrás apenas do câncer de pele. Portanto, é um assunto que precisa ser discutido, mostrado e explicado. Portanto, venha conhecer um pouco mais sobre a campanha e esta doença que afeta uma boa parcela da população feminina.

Mês de Prevenção ao Câncer de Mama| Porque existe o Outubro Rosa?

mês de prevenção ao câncer de mama

O outubro rosa foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1990, com objetivo de incentivar a participação da população nas ações de combate ao câncer de mama. Logo, o movimento se expandiu para todos os países, se tornando uma campanha mundial e anual de prevenção e informação à população. O objetivo da campanha, que permanece o mesmo até os dias atuais, é tornar o maior número de pessoas conhecedoras desta condição.

Portanto, durante todo o mês de outubro, são realizadas passeatas, palestras, reuniões e distribuições de materiais para informar e estimular a população. O intuito dos Órgãos responsáveis pelo movimento, como o INCA, por exemplo, é informar para então gerar maior acesso da população aos serviços de diagnóstico e tratamento. Quanto mais rápido for identificada a condição, mais fácil é realizar o tratamento e maior é sua chance de eficácia. Por este motivo que eles insistem no mês de prevenção ao câncer de mama. Muitas pessoas não se preocupam, não sabe o que é o câncer de mama, ou não sabem como identificar. Porém, a doença é perigosa e pode levar à óbito.

Mês de Prevenção ao Câncer de Mama | Câncer de mama pode ser fatal

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), já foram contabilizadas 14.388 mortes em decorrência desta condição. É um número grande que pode continuar crescendo se não houver o direcionamento necessário para a população. Vejamos o seguinte, você sabia que câncer de mama também pode afetar homens? Deste número de óbitos ocorridos pela doença, cerca de 181 foram da população masculina. Não é um número tão alto quanto o da população feminina, todavia, não deixa de ser assustador.

São informações como essa, que muitos desconhecem, que o mês de prevenção ao câncer de mama visa mostrar e tornar entendidas por todos. Informações necessárias para que cada pessoa consiga passar pela doença, sem sofrer, levando uma vida saudável e bem. Seguindo essa linha, conheça mais sobre o câncer de mama, descubra suas causas e, principalmente, seus sintomas.

Outubro Rosa 2018 | Mas afinal, o que é o câncer de mama?

mês de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é um tumor formado nas células mamarias em decorrência de um aumento expansivo dessas células. Esse aumento, normalmente ocorre devido à uma alteração genética, que faz com que as células localizadas na região do ducto e dos glóbulos mamários se dividam. O câncer de mama pode, ainda, se apresentar de forma invasiva ou contida, o que corresponde à diferentes níveis de risco para o paciente. Entenda:

Não invasivo

O câncer é considerado não invasivo quando ele permanece apenas no local em que se originou. Desta forma, ele evita que outros órgãos e regiões do corpo sejam afetadas.

Invasivo

Quando a membrana que reveste a célula cancerosa é rompida, o câncer se torna invasivo. Isto porque, agora sem nada para impedir, ele pode se espalhar pelo corpo, invadindo e afetando outros órgãos.

Identificando | Você sabe como identificar o câncer de mama?

Apesar de apresentar poucos sintomas no início, é possível identificar os principais. Portanto, confira em nosso vídeo, feito exclusivamente para você, tudo o que você pode considerar para identificar o câncer de mama. Afinal, quanto mais cedo identificar, mais eficaz será o tratamento contra o tumor:

Agora que você sabe um pouco mais sobre o câncer de mama, informe as pessoas que você conhece. Contribua com o Mês de Prevenção ao Câncer de Mama!

Sintomas do Câncer de Mama

Os sintomas do câncer de mama podem variar, contudo é necessário se atentar para:

  • Feridas na região do mamilo;
  • Dores e desconforto na região do mamilo;
  • Mamilo invertido;
  • Secreção de escura ou de sangue na região;
  • Pele ao redor do mamilo enrugada;
  • Local do mamilo mais avermelhado;
  • Emagrecimento;
  • Cansaço constante.

Diagnóstico | Descubra grau e malignidade do tumor

mês de prevenção ao câncer de mama

É através do diagnóstico que será definido o tipo de câncer que o paciente apresenta, bem como o estágio em que se encontra. É muito importante realizar estas definições junto à um especialista da área, para que o paciente seja direcionado ao melhor tratamento. Já viu como o Plano de Saúde pode te ajudar com todos estes fatores? Confira aqui as vantagens de ter um plano de saúde no tratamento de doenças e demais complicações.

Tipos de Câncer

O tipo de câncer que a pessoa apresenta que irá definir se ele pode se tornar ainda mais perigoso. Portanto, confira aqui os principais tipos de câncer:

  1. Carcinoma ductal in situ (CDIS) – É caracterizado por afetar a região dos ductos mamários, ou seja, o local que realiza o transporte do leite. Ele não possui capacidade de invadir outros órgãos, todavia pode afetar toda a superfície celular da região em que se encontra;
  2. Carcinoma lobular in situ (CLIS) – Assim como o anterior, ele não apresenta risco de afetar outras áreas do corpo. Todavia, ao contrário do ductal, ele afeta a região dos lobos mamários;
  3. Carcinoma ductal invasivo (CDI) – Como seu nome sugere, o câncer ductal invasivo tem seu local de atuação nos ductos mamários. Todavia, ao contrário do primeiro caso, ele apresenta capacidade de se espalhar para outros órgãos do corpo. Por este motivo ele se torna ainda mais perigoso.
  4. Carcinoma lobular invasivo (CLI) -Esse tipo de câncer, originário dos lobos mamários também possui capacidade de invadir outros tecidos e órgãos, além de, ainda, afetar ambas as mamas;
  5. Carcinoma inflamatório – O câncer inflamatório é uma versão mais evoluída do câncer ductal invasivo. Isto porque, além de surgir no mesmo local, e se expandir para outros órgãos, ele ainda pode originar a metástase.

Estágios do Câncer de Mama

1° Estágio – Quando o tumor ainda permanece no local de origem. É o estágio que apresenta maior chance de cura;

2° Estágio – Quando as células cancerosas ainda não afetaram as glândulas linfáticas, e ainda possuem tamanho inferior à 2cm;

3° Estágio – Ao contrário do 2° estágio, no 3° o tumor já possui capacidade de alcançar as glândulas linfáticas, pois apresenta dimensões em torno de 5 cm. Todavia, apesar destes fatores, ele ainda não pode afetar outras áreas do corpo;

4° Estágio – Neste estágio os tumores já afetam as glândulas linfáticas e apresentam metástase. É o mais perigoso e difícil de tratar.

Diagnóstico por exames

O diagnóstico inicial poderá ser feito por um Oncologista. Neste caso, ele irá solicitar exames de imagem para identificar qual o tipo de câncer apresentado pelo paciente. Estes exames podem ser de mamografia, ressonância magnética e outros, se necessário. Todavia, além de realizar exames de imagem, será necessário colher uma amostra de tecido da mama. Afinal, é através da amostra que o médico poderá definir com precisão qual a malignidade da célula.

Tratamentos para Câncer de Mama

Entre os tratamentos para o câncer de mama, o mais utilizado é a cirurgia. A mais conhecida é a cirurgia de mamoplastia, e ela pode vir acompanhada de outros tratamentos como quimioterapia; hormonoterapia; radioterapia e outros. Todos eles visam impedir o crescimento das células cancerígenas, bem como destruí-las.

Fatores de risco | Evite sempre que possível

Há fatores de risco e influência que podem ser evitados, e outros que, por serem hereditários não podem sofrer mudanças. São eles:

Não podem ser evitados

  • Histórico familiar;
  • Parentes de 1°, 2° e 3° que já sofreram com a doença (quanto mais distante o parentesco, menor é a chance de desenvolver o câncer mama);
  • Ter entre 40 e 69 anos;
  • Menstruação precoce;
  • Lesões de risco;
  • Caso anterior de câncer de mama.

Podem ser evitados

Agora que você já sabe o que é o câncer de mama, e todas as implicações que este pode apresentar, sabe o quão importante é o Mês de Prevenção ao Câncer de Mama. Portanto, faça parte da diferença e estimule as pessoas a buscarem mais informações e novos métodos de tratamento.

Mês de Prevenção ao Câncer de Mama | Encontre o melhor tratamento

mês de prevenção ao câncer de mama

O tratamento para câncer de mama, infelizmente acaba sendo demorado. Por este motivo, ter um Plano de Saúde se torna uma excelente opção. Isto porque, além da cobertura completa à que o paciente tem direito, ele também pode contar com centros especializados e uma infraestrutura de qualidade. Portanto, tenha urgência com seu tratamento, pois está é uma doença que pede ações imediatas. Faça uma simulação de valores aqui no Valor de Plano de Saúde e contrate o melhor plano para a sua saúde.

 

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online!

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso